Projetos Estruturais
Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico, cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Lida com a análise e o projeto de estruturas que suportam ou resistem cargas. A contratação de uma empresa ou de um profissional em engenharia civil é extremamente importante, uma vez que o engenheiro se preocupa em realizar o projeto da forma mais otimizada e detalhada possível, para evitar gastos desnecessários na obra e diminuir o custo de construção.
Qual a importância de um projeto estrutural?
São baseados em leis da física e no conhecimento sobre a segurança estrutural de diferentes materiais e geometrias. O projeto de engenharia estrutural utiliza vários elementos estruturais simples para construir sistemas estruturais complexos. É considerado por muitos o projeto mais importante, pois tem o objetivo de permitir que o edifício cumpra sua função primária sem entrar em colapso e sem deformar ou vibrar excessivamente.
Como se faz um projeto estrutural?
O projeto estrutural depende de um conhecimento detalhado da mecânica aplicada, da ciência dos materiais e da matemática aplicada para entender e prever como as estruturas suportam e resistem ao peso próprio e às cargas impostas. Para aplicar o conhecimento com sucesso, a Conceito Engenharia e praticamente todas as outras empresas do mercado utilizam softwares especializados em projetos estruturais, como o Eberick, por exemplo. Eles auxiliam no desenho, na análise e no projeto de estruturas com máxima precisão. Tais softwares também podem levar em consideração cargas ambientais, como as de terremotos e ventos.
Após adquirirmos todas as informações necessárias, como o projeto arquitetônico, detalhes e estrutura do solo e disponibilidade de mão de obra e de materiais no local, nós propomos ao cliente, em acordo com o arquiteto, o sistema estrutural ideal. Realizamos o cálculo da estrutura através de normas técnicas (NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980), analisando toda a estrutura, verificando o funcionamento da estrutura como um todo e de cada peça específica.