Bombeamento
A fim de permitir edificações de maior porte e com projetos mais ousados, a construção civil demanda soluções tecnológicas para seu processo de execução. Nesse contexto, o bombeamento de concreto aparece como solução de muitos problemas. Você já conhece ou utiliza esse recurso em suas obras?
Ele possibilita a realização de projetos maiores, com padrão de concretagem constante e menor índice de juntas nas estruturas. Além de aumentar o rendimento, o concreto bombeado é viável para obras de pequeno, médio e grande porte.
Acompanhe agora como é possível melhorar qualidade e produtividade das concretagens:
O que é o concreto bombeado?
O concreto é um material rígido, composto por agregados miúdos e graúdos, aglomerante, água e, em situações específicas, aditivos.
Seu traço determina a proporção entre a mistura dos elementos, com o objetivo de atingir características como trabalhabilidade e resistência, além de ser, sem dúvida, uma das determinações mais importantes. Isso porque quando falamos de concreto bombeado, o material precisa de fluidez para permitir seu bombeamento e passagem adequada pelas tubulações utilizadas no processo.
Se as distâncias desse bombeamento forem muito grandes, verifique a necessidade de aditivos retardadores de pega ou plastificantes. Dessa forma, o concreto terá suas propriedades mantidas durante todo o período de concretagem.
Quais os objetivos do bombeamento de concreto?
A solução de bombeamento de concreto possibilita inúmeras vantagens para execução de uma obra. Em geral, é mais utilizada em canteiros de obra em que se busca maior produtividade da equipe e otimização dos recursos empregados na execução.
O bombeamento também permite alcançar grandes distâncias horizontais e verticais, bem como concretar regiões de difícil acesso.
Você já avaliou os comparativos entre o transporte manual do concreto e o concreto bombeado? Enquanto no transporte por carrinhos de mão e caçambas a produtividade gira em torno de 3 a 7m³ por hora, o concreto bombeado viabiliza concretagens de até 200 m³ por hora.
Quais as principais vantagens do bombeamento de concreto?
Como explicado, a produtividade é um diferencial do concreto bombeado. Entretanto, além de permitir o manuseio e transporte de grandes volumes de concreto, o bombeamento do concreto permite:
- redução da equipe para concretagem;
- concreto melhor adensado;
- acabamento melhor de concreto;
- número menor de juntas secas de concretagem;
- redução do índice de perdas de material;
- redução do cronograma de obra;
- possibilidade de agendamento;
- qualidade do material utilizado para concretagem;
- garantias no processo e na resistência final.
Como é feito o bombeamento do concreto?
Normalmente, não é viável para uma construtora adquirir caminhões-betoneira e bombas para lançamento de concreto, portanto, torna-se mais corriqueiro o aluguel dos equipamentos.
O material é preparado na indústria com rigoroso controle de qualidade e de acordo com as especificações de resistência e produtividade, determinadas pelo projetista estrutural.
O concreto é transportado para obra, sendo movimentado em todo percurso pelo caminhão-betoneira. Ao chegar no canteiro, o caminhão deve ser movimentado no sentido contrário ao utilizado durante o percurso. Tal cuidado garante que o concreto bombeado terá características uniformes.
Após o recebimento do concreto, será feito o bombeamento e concretagem das regiões programadas. A seguir, conheça alguns cuidados importantes no bombeamento de concreto:
- verifique a conservação dos equipamentos: a produtividade está diretamente ligada às condições da bomba, por isso, é importante que ela esteja em bom estado de uso;
- confira o diâmetro da tubulação: para permitir a passagem do concreto, é preciso que o diâmetro da tubulação tenha, no mínimo, três vezes a maior dimensão dos agregados considerados no traço do concreto;
- verifique a quantidade de concreto recebido;
- acompanhe a lubrificação da tubulação: a passagem da nata de cimento é necessária antes do bombeamento de concreto, dessa forma, reduz-se a possibilidade de travamento do concreto durante o bombeamento;
- utilize reforços nos pontos críticos da tubulação: a tubulação sofrerá golpes de aríete durante o bombeamento de concreto, portanto, é importante utilizar reforços em pontos delicados como curvas.
Quais equipamentos são utilizados no bombeamento de concreto?
As bombas deverão ser dimensionadas de acordo com o rendimento necessário, sempre lembrando de considerar as questões de logística, acesso e restrições do canteiro de obras.
Verifique acessos, limitações como horário para concretagem, restrições físicas e condições de vizinhança. Com base nessas informações, selecione o equipamento que melhor atender à sua obra.
As bombas mais usuais são a telescópica, a estacionária, a citypump e a placing boom.
Bomba telescópica
Também chamada de bomba lança, o equipamento possibilita concretagens em altura ou de grande alcance horizontal.
Devido a sua grande dimensão, a lança é instalada sobre o caminhão e o braço articulado pode ser dividido em três ou quatro partes. Sua operação é facilitada, utilizando controle remoto, e pode ser realizada por apenas um operador.
A altura alcançada pode ser de até 60 metros e sua produtividade varia entre 90 a 200 m³ por hora de concretagem. O concreto sai do caminhão-betoneira, passa pelo caminhão-bomba e é impulsionado por uma tubulação de borracha.
Bomba estacionária
Como o próprio nome sugere, esse tipo de bomba deve ser instalada no ponto de recebimento do concreto por betoneiras.
A bomba estacionária atinge distâncias consideráveis, sendo, horizontais até 500 m. Já para distâncias verticais atinge até 200m de altura.
Sua produtividade média é de 35 a 90 metros cúbicos por hora e seu bombeamento se dá no interior de uma tubulação com diâmetro médio de 125 mm, fixada por braçadeiras ao longo do percurso.