Concreto Usinado
Em primeiro lugar, vale a pena entender que a grande diferença do concreto usinado para os demais é o que se chama de dosagem em central. Ou seja, ele é todo preparado e misturado em uma usina de concreto e levado até o canteiro de obras já pronto para aplicação.
É comum que o concreto usinado seja bombeado com mangueiras direto no local da aplicação, uma vez que sua mistura é mais fluida do que o concreto convencional.
E caso você esteja se perguntando:
Sim, existem vantagens claras do concreto usinado sobre o virado em obra. Aliás, vamos abordar algumas dessas vantagens a partir de agora, bem como os principais cuidados que você precisa ter ao usar a mistura dosada em central.
3 vantagens do concreto usinado para suas obras
No fim das contas, os materiais, equipamentos e técnicas de trabalho usados no canteiro podem ser os mais inovadores, mas só o que importa para decidir entre usá-los ou não é: vale a pena financeiramente?
Mesmo quando o objetivo é ganhar tempo, agilidade ou organização, esses benefícios ainda se traduzem em economia ou ganho de dinheiro. Então, para adiantar, podemos dizer que o concreto usinado ajuda a tornar sua obra mais lucrativa.
E podemos dizer isso por, pelo menos, 3 motivos. Veja agora quais são eles e como o concreto usinado traz esses ganhos para uma obra:
1. Redução do número de trabalhadores na obra
A primeira vantagem clara do concreto usinado é que ele requer menos pessoas no canteiro de obras para trabalhar durante a aplicação. Isso representa um ganho em qualquer cenário.
Afinal, se você trabalha com empreiteiros terceirizados, pode reduzir a contratação. Se tem equipe própria, pode alocar os trabalhadores para outras obras ou outras funções da mesma obra, a fim de ganhar tempo.
De qualquer modo, você garante um aproveitamento melhor do tempo e energia dos profissionais que trabalham no canteiro.
2. Maior agilidade e produtividade no canteiro de obras
Outra vantagem de ter menos pessoas no canteiro é a organização. Quanto menos gente, menos desorganização e maior agilidade a obra ganha.
Em outras palavras:
Com os trabalhadores sem distrações e uma aplicação fluida do concreto usinado você ganha o benefício com o qual todo gestor sonha: produtividade.
Concreto convencional e usinado pode ser considerado o mesmo. Porém, o convencional são com resistências até 40 MPa.
3. Maior custo-benefício
Por fim, o custo-benefício do concreto usinado se prova melhor, pois além de garantir maior produtividade e melhor uso dos recursos, ele tem uma função estrutural mais garantida.
Afinal, o fato de que a mistura é feita em ambiente industrial, com processos calculados e testados, faz muita diferença no nível de garantia sobre a capacidade estrutural adequada.
E significa muito, em especial à medida que o tempo passa, garantir que as estruturas permaneçam sólidas e se mantenham apenas com uma boa manutenção preventiva.